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O azul acinzentado chega propondo um momento de parada, de relaxamento, em meio ao turbilhão de mudanças pelo qual passa a humanidade. É um convite à suavidade, à espiritualidade e ao pensamento criativo.



Imagine poder entrar em casa –ou no local de trabalho – e encontrar um lugar de harmonia, de suavidade. É como fechar uma janela e deixar todo o burburinho do lado de fora! Essa é a sensação provocada por Calmaria 2422E, a Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex, eleita por meio do estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere.


O azul de Calmaria 2422E está conectado à ideia de realização espiritual, amizade, confiança e integridade. E, segundo a Dra. Patricia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, que conduz o estudo, é também a cor de todas as virtudes intelectuais: sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração, independência, acentuado por ser um tom acinzentado.


“Do ponto de vista psicológico é uma cor que tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas. Tanto é que é a cor do autismo, pois ajuda no relaxamento de alguém que esteja com uma sobrecarga sensorial”, ressalta Patricia.


Tão interessante quanto esses apontamentos é saber que o azul está também associado à alta tecnologia, ao pensamento sofisticado, à autoconfiança, à constância e à liberdade. Enfim, perpassa todas as potencialidades e sensações humanas.

“Trata-se de uma cor que consegue ser sóbria, ao mesmo tempo em que é estimulante do pensamento criativo. Os tons claros de azul, como o caso de Calmaria 2422E, são associados à nobreza e costumam ser escolhidos para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade”, avisa.


De acordo com o estudo, o impacto da pandemia (crises, problemáticas sociais, entre outros), a adaptabilidade da sociedade, os novos hábitos e sensibilidades (mudança no comportamento), a aceleração de transformações, novas urgências e o abandono de práticas tradicionais, obrigaram o mundo a reconhecer a sua fragilidade, o clima tornou-se ansioso e conscientemente não linear, gerando para muitas pessoas um cenário incompreensível. Assim, precisamos da Calmaria para refletir e realinhar o nosso processo de vida.



Para Argemiro Sanches, gerente de Marketing e Produtos da Tintas Eucatex, Calmaria vai ao encontro das necessidades e expectativas do consumidor atual, que ainda está se recompondo das fortes emoções dos dois últimos anos. “Este é o momento de colocar a casa em ordem com mais tranquilidade. Há dois anos, a maioria precisou adaptar espaços apressadamente, da maneira que era possível naquele momento. Agora, já podemos fazer as coisas com mais calma. Este momento pede Calmaria”, ressalta.


Quatro grupos de gosto – as características de um povo

Bastante encorpado, o estudo é fruto de pesquisa com foco em cenários futuros, comportamento do consumidor e tendências criativas. O objetivo é gerar inteligência de mercado contemporâneo e futuro a partir da realidade do e para o Hemisfério Sul. Daí o estudo partir, então, de quatro grupos de macro-gosto detectados neste hemisfério: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado, para chegar aos quatro grupos que contemplam os gostos dos brasileiros a caminho de 2023, com sua realidade tão multifacetada quanto festejada por agregar elementos trazidos de muitas culturas e características diversas. O segundo passo do estudo é justamente criar, para cada um desses grupos, paletas específicas que expressem as mensagens e então as alinhem às necessidades da sociedade no futuro próximo.

Em 2023, os quatro grupos detectados pela Tendere são: A Festa está de volta! (corresponde ao Pop Tropical), Digital Glow (Latino Urbano), Prazeres Diários (Karioka) e Vintage Tech (Sofisticado).


Conheça os quatro grupos de gosto e suas paletas de cores complementares à Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex.

A festa está de volta!

(Pop Tropical)

A saudade das comemorações, faz este grupo de gosto ir com tudo em cores, referências, brilho, casa arrumada na ostentação para a festa. Marcado pela mistura dos anos 80 (estruturas) com aplicações e manualidades da vovó, invoca texturas variadas (rendas, penas, veludo molhado), com muita cor, contrastes e brilho. A ancestralidade está presente de forma festiva, numa comemoração genuína pelas referências daquilo que culturalmente é pertinente para si.



Digital Glow

(Latino Urbano)

Quem também está de volta aqui é a diversão. Mas o olhar é mais voltado à vida digital. Esta tendência mergulha num universo tecnológico fascinante e entusiasmado. Não importa se a vivência é on ou off-line. Antes de tudo ela precisa trazer os elementos estéticos lidos como digitais. O que importa: novos materiais, segurança biotecnológica, conexão com o mundo (IoT). Enfim, estar conectado com o que há de mais tecnológico. Conquistam esse grupo as cores bright, cores flúor, furta-cor, metalizados e superfícies super polidas em contraste com texturas artificiais.



Prazeres Diários

(Karioka)

Pausa para um chá, olhar pela janela, ler um livro, ou tricotar, fazer crochê, bordar na varanda, cuidar das plantas, da horta, dos temperos, ou brincar com o animalzinho que mora em casa, cozinhar para os amigos, ir à feira comprar comida ou flores, comer pipoca vendo um filme antigo. São essas coisas simples que as pessoas que se identificam com este grupo tendem a valorizar. Coisas que podem ser feitas e apreciadas facilmente. Que dão prazer mas que, na loucura do dia a dia, esquecemos de apreciar ou mesmo fazer. Um encontro consigo por meio de práticas comuns e que dão prazer.



Vintage Tech

(Sofisticado)


Conectar o gosto refinado pelo passado com a curiosidade com o futuro. É desta tensão que nasce esta tendência que une elementos de tecnologia a referências dos anos 1970 e 1980, desenhando um mix divertido, sem ser retrô, mas uma real mistura entre coisas antigas (vintage) com elementos tecnológicos. Mistura de informação, glamour , arte e diversão.




Sobre a Tintas Eucatex

A Eucatex, com 70 anos de mercado e um dos maiores fabricantes de painéis MDF e MDP, pisos laminados, portas e divisórias, tem a Tintas Eucatex, que completou 28 anos em 2022, como o empreendimento mais jovem da companhia.


Nesse período, a marca vem sendo construída pautada em inovação e na alta qualidade em produtos e serviços. Está entre as principais indústrias de tintas do Brasil, com fábricas instaladas em Salto (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE), responsável pelo abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país.


Desde 2014, a Tintas Eucatex elege a sua Cor do Ano, com base num amplo estudo das tendências mundiais.





Escritório de Fábio Mota e Maurício Arruda interpreta a verdadeira casa brasileira na 35ª edição da mostra





Fábio Mota e Mauricio Arruda, sócios no escritório Todos Arquitetura, acreditam que seus projetos são um meio capaz de emocionar, contar histórias e conectar pessoas. Valorizar o bom traço arquitetônico, soluções inteligentes, o design nacional e os materiais naturais são premissas que se tornaram algumas da assinatura no trabalho do escritório.


Esse propósito está intrinsicamente inserido no espaço criado pelo escritório para a edição da CASACOR São Paulo 2022, que acontece pela primeira vez no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. O projeto de 150 m² recebeu o nome de CASA ETÉ DURATEX, onde Eté em tupi Guarani significa “verdadeiro”. A casa revela aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente às casas afetivas que temos em nossas memórias, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções.

Com o tema “infinito particular” a mostra nos convida a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual; a harmonia, o equilíbrio e o conforto.


Serviço: CASACOR São Paulo 2022 De 05 de julho a 11 de setembro Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300



Informações para a Imprensa

Jacarandá Agência

Manu Araújo – 11 94387-2267

manu@jacarandaagencia.com.br



A Laminam, marca italiana líder global na produção de superfícies naturais ultrarressistentes, distribuída oficialmente pela Santo Antonio no Brasil, traz para a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina dois lançamentos: as superfícies chamadas de Verde Alpi e Sahara Noir Extra, da série I Naturali. As superfícies, que reproduzem com precisão a aparência cristalina e atemporal do mármore, destacam o melhor da pedra natural: um material nobre, com desempenho e solidez realmente superiores ao da rocha natural.


As novas cores das superfícies naturais ultrarresistentes da Laminam atendem às tendências atuais da arquitetura e design de interiores, inspiradas na aparência da pedra natural, mas com características incomparáveis, conseguidas através de tecnologias únicas oferecidas pela marca, que melhoram seu desempenho nos mais diversos tipos de projetos e aplicações. Disponíveis em dois tamanhos e espessuras, ampliando o emprego em projetos de alto padrão, a resistência e performance das superfícies oferecem inúmeras possiblidades de uso que vão desde projetos de bancadas de cozinha, mesas, banheiros a revestimentos de pisos e paredes internos e externos, oferecendo resultados estético e de durabilidade únicos.



Verde Alpi


Assim como no raro e cobiçado mármore italiano Verde Alpi, a superfície natural ultrarresistente reproduz as sombras e as nuances da pedra exótica com variações da cor esmeralda ao verde mais escuro, formando contrastes com veios brancos. Sua estética singular é a escolha nada óbvia para potencializar a elegância dos ambientes. Produzida a partir da combinação de pigmentos naturais para enriquecer as cores originais da pedra, ampliando a gama de tonalidades, a peça está disponível nas espessuras de 6mm e 12 mm.


Sahara Noir Extra


Sua inspiração vem do sofisticado mármore negro tunisiano, uma das pedras mais fascinantes e misteriosas encontradas na natureza. A nova cor da superfície natural ultrarresistente evidencia o tom escuro e os veios brilhantes pronunciados, reproduzindo de forma precisa a base tão particular da rocha. Seus “veios” percorrem toda a superfície formando desenhos característicos do mineral. O Sahara Noir Extra está disponível na espessura de 6mm e 12mm. A opção de 12mm é oferecida em uma elegante versão Book Match (efeito espelhado, “livro aberto”). As peças são adequadas na elaboração de tampos de mesas, bancadas e revestimentos em projetos de design de interiores de alto padrão.


Sobre a Laminam


Há mais de 20 anos no mercado global de pedras industrializadas, a marca é pioneira na produção de superfícies naturais ultrarresistentes de grandes dimensões e espessuras mínimas que desafiam os usos tradicionais deste material. Seu trabalho excelente é resultado de pesquisa e tecnologia aliadas a uma equipe motivada e inovadora. Seu propósito é trazer soluções e produtos que acompanham as tendências atuais para seus clientes, sempre de forma responsável e sustentável.

Resultado de um processo de compactação e sinterização de minerais naturais, a Laminam é uma superfície ultrarressistente que se assemelha às pedras naturais. A produção se dá em temperaturas que superam 1200oC, transformando os elementos da composição em um novo material, altamente resistente a mudanças bruscas de temperatura, umidade, riscos, arranhões e intempéries.

O produto resultante deste processo é 100% natural, não sofre alterações ambientais e não possui restrição na sua aplicação, oferecendo inúmeras possibilidades de uso.


As superfícies naturais ultrarresistentes Laminam contêm pelo menos 20% a 40% de material reciclado pré-consumo, de acordo com as certificações LEED e BREEAM. Em alguns produtos da marca, há um reaproveitamento de quase 60 % dos resíduos de pré-queima. Como são derivadas de matérias-primas naturais, as chapas de Laminam podem ser facilmente retificadas e reaproveitadas em outros ciclos de produção. Outra vantagem do produto é o seu peso e espessura reduzidos em comparação a outros produtos disponíveis no mercado, gerando menor impacto ambiental durante seu transporte.

Mesmo durante o período difícil que o mundo enfrentava em 2020 e 2021 em decorrência da Covid-19, a Laminam permaneceu realizando ações e escolhas que garantissem a segurança e a saúde de seus colaboradores, além de investir no fortalecimento da sustentabilidade dos processos e produtos, mantendo sempre a paixão e a inovação presentes no espírito da marca.

No decorrer da pandemia, a Laminam continuou investindo no crescimento e expansão internacional, ampliando suas instalações na Rússia e na Itália, e adquirindo sua primeira fábrica na Espanha. Além disso, a empresa apostou na renovação de posicionamento e identidade da marca com o objetivo de transmitir seus valores sólidos, a continuação da busca por resultados e parques industriais em constante expansão, oferecendo aos seus clientes superfícies de alta qualidade com um design refinado e usando processos de produção sustentáveis.


Barra Funda Complex


Considerada a maior fachada bioativa da América Latina - São mais de 6.000 metros quadrados de fachada em Laminam Ambience, uma tecnologia agregada ao produto que cumpre parte do papel da natureza, purificando o ar, que em um ano, equivale ao trabalho de uma floresta de mais de quatro hectares em plena cidade. Outra vantagem é ser autolimpante, minimizando manutenção das fachadas simplesmente com o contato da água da chuva.


“Era importante para o Complexo da Barra Funda ser sustentável e contribuir com o meio ambiente, então buscamos uma solução que diminuísse a poluição do ar e também ajudasse na eficiência energética. Por ser uma fachada de grandes proporções, procuramos encontrar materiais com uma manutenção muito baixa e com uma boa durabilidade”, explica Lilian Wexler, arquiteta responsável pelo projeto.


As fachadas foram revestidas com chapas de Laminam com dimensões de até 1620 x 3240 mm, na tonalidade cinza escuro Calce Antracite e variação da cor mais clara Calce Grigio. De acordo com a arquiteta, a escolha foi pensada para distinguir os volumes e criar movimento na fachada.


SERVIÇO

Laminam na Expo Revestir 2022

08 a 11 de março

Transamérica Expo Center - Estande 820

@laminam_brasil


Informações para a Imprensa

Juliana Victorino Judite Sakai

pautas6@jacarandaagencia.com.br

11 97995-1241

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