Estúdio Sérgio J. Matos cultiva o Ser-Tão na DW 2021
- Jacarandá Comunicação
- 29 de set. de 2021
- 2 min de leitura
O design tece pertencimento e convida a refletir sobre territorialidade e emoções

Onde mora o pertencimento? A resposta habita no que cada um carrega dentro de si: na terra de origem, na língua mãe, nos laços afetivos, nos costumes e memórias. O pedaço de chão, concreto ou abstrato, cabe dentro de sentimentos genuínos que também são transitórios. O design com a assinatura do Estúdio Sergio J. Matos permeia estas referências. Reverbera muitos brasis - com diferenças geográficas e culturais - que falam de um só em vários sotaques. Ecos que abrigam o orgulho de ser mato-grossense, paraibano, amazonense, mineiro, paulista, gaúcho... Vozes e vínculos que pulsam no peito e encontram-se durante a DW! – Semana de Design de São Paulo ambientados sob a atmosfera do Sertão e o território plural da feira livre.
O contexto do Sertão traz a porção de unidade, de lugar de potência às oposições. Catalisa o presente árido imposto pela pandemia e responde com a essência vital. Para a fragilidade, força; para a aridez, fertilidade; para a rudeza, poesia; para as incertezas, um novo dia. “A pandemia acionou muitas reflexões sobre o estar no mundo, o papel exercido na coletividade, a ação que verdadeiramente importa e transforma. Também despertou a resiliência ante barreiras complexas e sequer imaginadas. É quando nos damos conta que raízes, pessoas, relações, elos, memórias e afetos são nutrientes importantes para manter o equilíbrio nessa travessia”, pondera o designer Sérgio Matos.
A feira livre é o cenário que transborda pluralidade. Cosmopolita, arrebanha gente daqui, dali e de acolá num vaivém frenético. Acolhe as origens, os encontros, o burburinho de uma babel, a cultura a céu aberto como linguagem e testemunho da ancestralidade. Observatório vivo de modos, costumes e tradições. Espaço de territorialidades heterogêneas que alimentam novas experiências e incitam reflexões. É local de pertença e identidade, propício a questionamentos: o que o faz ser(tão) diverso, ser(tão) liberto de amarras, ser(tão) livre de fronteiras cartoriais, ser(tão) de qualquer parte? Provocações do Estúdio Sergio J. Matos – durante a DW! - para um mergulho no sentimento de amplidão.
“Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. O Sertão é dentro da gente." (Guimarães Rosa)

Texto: Raquel Medeiros - @raquel_nasentrelinhas
Serviço:
Sergio J Matos
O que: DW! – Semana de Design de São Paulo
Onde: São Paulo – Estúdio Sergio J. Matos
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1525 – Jardim Europa
Quando: 03 a 10 de outubro de 2021
Horários: Domingo 3 de outubro – das 10h às 14h
De 4 a 8 de outubro das 10h às 19h
Sábado 9 de outubro – 10h às 14h
Domingo 10 de outubro – fechado
Comments